terça-feira, 29 de novembro de 2011

LONDRES

Londres era diferente de todas as outras cidades do mundo. Sua população crescia depressa. Quando Shakespeare chegou, 200 mil pessoas viviam lá. Com essa gente toda, as condições de vida em Londres não eram muito boas. A cidade propriamente dita era um emaranhado de ruelas estreitas e lamacentas. Era suja, fedorenta e perigosa, com assaltantes e assassinos de aluguel. Também havia muitas coisas lindas que tornavam Londres um destino turístico muito procurado. Pessoas de toda a Europa iam visitá-la aos montes.
O rio Tâmisa era vital para a cidade. Nos tempos de Shakespeare havia muitas embarcações de todos os tipos e tamanhos. Grandes veleiros mercantes de três mastros subiam e desciam o rio com cargas.
A própria rainha costumava navegar pelo Tâmisa em seu galeote real, para se distrair e se exibir ao povo. Para as pessoas comuns, os táxis fluviais eram uma boa maneira de se movimentar por Londres. O rio também era a principal fonte de água potável da cidade. Os londrinos e os visitantes tinham uma grande  variedade de diversões à disposição.
Futebol - Era jogado com uma bola, dois times e nenhuma regra. Verdadeiras multidões corriam atrás da bola pelas ruas, uns brigando com os outros. As principais jogadas eram socar, morder e arrebentar a cabeça do adversário com uma tábua.
Pega-o-urso - Atraía multidões e consistia em levar um urso para a arena e acorrentá-lo a um poste. Em seguida, cinco ou seis buldogues bravíssimos eram lançados contra o animal. Se o urso conseguisse matar um dos cachorros, outro era jogado à arena para substitui-lo.
Briga de galo - Os londrinos adoravam uma briga de galo e apostavam um dinheirão nas rinhas.
Rir dos loucos - Era um passatempo popularíssimo nos dias de folga. As pessoas iam ao hospital de Bethlehem só para rir dos loucos.
Execuções - Eram um espetáculo como o circo e o teatro, e eram muito populares. Quanto mais famoso o condenado ou mais horrível seu crime, maior a plateia. Esperava-se do condenado que ele não demonstrasse medo. Havia três métodos principais de execução. A morte por decapitação era reservada para gente importante. Os condenados menos importantes eram queimados na fogueira, enforcados ou esquartejados.
Teatro - Os londrinos também começaram a frequentar o teatro. Os primeiros teatros foram construídos pelos romanos e quando o Império Romano foi abaixo, os teatros também foram. No século XVI, as trupes de atores viajavam pelo país para encenar as peças. Em 1567, construíram um teatro, o Leão Vermelho.
Todo dia alguma peça era encenada em Londres. Pouco antes de a peça começar, às duas da tarde, alguém tocava uma trombeta chamando o público a ocupar os seus lugares.
Todo mundo ia ao teatro, desde os bacanas até o mais miserável dos mendigos. O teatro foi um dos primeiros lugares em que ricos e pobres se encontravam de igual para igual.
As mulheres podiam assistir às peças, mas não podiam representar. O palco era proibido para elas, mesmo que fossem muito talentosas. Todos os papéis femininos das peças de Shakespeare eram representados por garotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário