quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PEÇAS DE SHAKESPEARE - O MERCADOR DE VENEZA

Antônio, um mercador, pediu emprestado 3 mil ducados de Shylock, que era agiota. Antônio disse que pagaria quando seus navios voltassem cheios de mercadorias. Shylock diz que se a dívida não for paga, ele, Shylock, levará em troca meio quilo da carne do devedor.
Não demora muito e chega a notícia de que todos os navios de Antônio naufragaram. O caso vai parar no tribunal e Shylock (com o facão na mão) cobra o meio quilo de carne. Antônio é defendido por Pórcia, que é a principal mulher da peça, mas está vestida de homem.
Pórcia apela para o coração de Shylock, mas descobre que ele não tem coração. Ao ver que o apelo não deu certo, ela se apega ao pé da letra do acordo. Shylock pode tirar a carne de Antônio, mas só se conseguir tirá-la sem derramar uma só gota de sangue. Como isso é impossível, Shylock é derrotado.

Pouco antes de "O Mercador de Veneza" ser apresentada pela primeira vez, o médico da rainha, que era um imigrante judeu, havia sido pego numa conspiração para envenenar Sua Majestade. Foi executado. O preconceito do público contra os judeus aumentou e pode ter influenciado Shakespeare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário