quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PEÇAS DE SHAKESPEARE - RICARDO III

O impiedoso Ricardo, um homem cujo senso do que é certo e errado é tão deformado quanto seu corpo de corcunda, está decidido a ser rei. Vários presentes próximos se interpõem entre ele e o trono; Ricardo matou o próprio irmão, apunhalando-o primeiro e em seguida afogando-o num barril de vinho. Depois, providenciou o assassinato dos dois filhos de Eduardo VI. Ricardo acabou ficando com a coroa, mas alguns nobres descontentes se rebelaram contra ele. Termina a vida num campo de batalha, impotente, desesperado, completamente só.
Baseado em: Crônicas de Holinshead - um livro que conta a história da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda. Em Ricardo III, Shakespeare partiu da história verídica e recontou-a a seu modo, transformando-a num drama magistral. Mas é bem provável que Ricardo nunca tenha matado ninguém.
Em 1984 o ator Anthony Sher descobriu no texto uma referência a Ricardo em que é chamado de "aranha bojuda", e usou muletas e mangas compridas pendentes, para dar a a impressão de uma perversa aranha humana de tocaia no palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário