quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Resumo do livro - William Shakespeare e seus atos dramáticos

O livro Shakespeare e seus atos dramáticos relata a historia de um homem muito importante para a literatura, arte e outros em várias partes do mundo. Ele viveu a mais de 400 anos atrás em uma época que não havia internet, televisão e nem um tipo de mídia.
O autor Andrew Donkin descreve o livro de uma maneira engraçada e fácil de ler a vida do maior escritor de todos os tempos. Shakespeare nasceu no interior da Inglaterra, conseguiu sobreviver diante de tantas epidemias. Suas obras são referencia, mas acontece que a maioria das pessoas não sabe sobre sua vida que seu pai foi uma espécie de um prefeito da cidade de onde ele nasceu, mesmo tendo muitos problemas com a lei, que William Shakespeare casou-se com uma mulher mais velha, desapareceu durante sete anos, tornou-se o autor preferido da Rainha Elizabeth e do Rei Jaime I que era apaixonado por teatro.
O livro relata todas as partes da vida de Shakespeare sobre as quais existem dúvidas, já que muita coisa se perde com a passagem dos anos nem tudo pode ser confirmado. Ainda há até quem diga que ele foi usado por alguém e que nunca escreveu nada,  foi usado alguém que queria escrever sem se comprometer. O livro deixa bem claro que são apenas suposições, e o que é certo existe provas, como documentos, etc.
O livro relata também a atitude corajosa de Shakespeare ao escrever uma peça de teatro em que o personagem  principal era negro, demonstrando de maneira clara que ele era contra o preconceito da época.
Nós  gostamos muito de ler este livro porque trás mensagens de auto estima, capacidade de criação, capacidade de superar os obstáculos e acreditar que somos capazes independente das dificuldades do momento em que realizamos nossas atividades.



terça-feira, 29 de novembro de 2011

LONDRES

Londres era diferente de todas as outras cidades do mundo. Sua população crescia depressa. Quando Shakespeare chegou, 200 mil pessoas viviam lá. Com essa gente toda, as condições de vida em Londres não eram muito boas. A cidade propriamente dita era um emaranhado de ruelas estreitas e lamacentas. Era suja, fedorenta e perigosa, com assaltantes e assassinos de aluguel. Também havia muitas coisas lindas que tornavam Londres um destino turístico muito procurado. Pessoas de toda a Europa iam visitá-la aos montes.
O rio Tâmisa era vital para a cidade. Nos tempos de Shakespeare havia muitas embarcações de todos os tipos e tamanhos. Grandes veleiros mercantes de três mastros subiam e desciam o rio com cargas.
A própria rainha costumava navegar pelo Tâmisa em seu galeote real, para se distrair e se exibir ao povo. Para as pessoas comuns, os táxis fluviais eram uma boa maneira de se movimentar por Londres. O rio também era a principal fonte de água potável da cidade. Os londrinos e os visitantes tinham uma grande  variedade de diversões à disposição.
Futebol - Era jogado com uma bola, dois times e nenhuma regra. Verdadeiras multidões corriam atrás da bola pelas ruas, uns brigando com os outros. As principais jogadas eram socar, morder e arrebentar a cabeça do adversário com uma tábua.
Pega-o-urso - Atraía multidões e consistia em levar um urso para a arena e acorrentá-lo a um poste. Em seguida, cinco ou seis buldogues bravíssimos eram lançados contra o animal. Se o urso conseguisse matar um dos cachorros, outro era jogado à arena para substitui-lo.
Briga de galo - Os londrinos adoravam uma briga de galo e apostavam um dinheirão nas rinhas.
Rir dos loucos - Era um passatempo popularíssimo nos dias de folga. As pessoas iam ao hospital de Bethlehem só para rir dos loucos.
Execuções - Eram um espetáculo como o circo e o teatro, e eram muito populares. Quanto mais famoso o condenado ou mais horrível seu crime, maior a plateia. Esperava-se do condenado que ele não demonstrasse medo. Havia três métodos principais de execução. A morte por decapitação era reservada para gente importante. Os condenados menos importantes eram queimados na fogueira, enforcados ou esquartejados.
Teatro - Os londrinos também começaram a frequentar o teatro. Os primeiros teatros foram construídos pelos romanos e quando o Império Romano foi abaixo, os teatros também foram. No século XVI, as trupes de atores viajavam pelo país para encenar as peças. Em 1567, construíram um teatro, o Leão Vermelho.
Todo dia alguma peça era encenada em Londres. Pouco antes de a peça começar, às duas da tarde, alguém tocava uma trombeta chamando o público a ocupar os seus lugares.
Todo mundo ia ao teatro, desde os bacanas até o mais miserável dos mendigos. O teatro foi um dos primeiros lugares em que ricos e pobres se encontravam de igual para igual.
As mulheres podiam assistir às peças, mas não podiam representar. O palco era proibido para elas, mesmo que fossem muito talentosas. Todos os papéis femininos das peças de Shakespeare eram representados por garotos.

domingo, 27 de novembro de 2011

PEÇAS DE SHAKESPEARE - HAMLET

O fantasma do pai de Hamlet aparece e diz a Hamlet que foi assassinado pelo irmão, Cláudio. Como se não bastasse, Cláudio se apoderou do trono e se casou com a mãe de Hamlet! Hamlet ficou meio abalado com tanta revelação e prometeu se vingar.
Aí aconteceu a maior confusão!
Hamlet mata sem querer o pai de Ofélia, sua namorada, que estava atrás da cortina.
Ofélia enlouquece e se mata, afogando-se no rio.
Cláudio dá a Laerte (irmão de Ofélia) uma espada envenenada para ele usar num duelo com Hamlet, mas as espadas são trocadas e é Laerte que morre.
Cláudio também dá a Laerte, com a espada, um copo de veneno para Hamlet tomar, caso a espada não funcione. Mas quem vai tomar o veneno por engano é a rainha, mãe de Hamlet.
Hamlet, ferido, finalmente consegue se vingar e mata Cláudio.
Hamlet é proclamado rei, mas também morre, por causa dos ferimentos.

Foi baseado num antigo texto de Saxo Grammaticus que contava a história da Dinamarca, terra de Hamlet.
Hamlet tem todos os ingredientes de uma clássica tragédia de vingança: fantasma, gente ficando louca, amores rompidos, duelo de espada, veneno e assassinatos. Fez o maior sucesso logo na estreia, com Richard Burbage no papel-título e, segundo dizem, Shakespeare fazendo o espectro do pai de Hamlet.

PEÇAS DE SHAKESPEARE - HENRIQUE V

O rei Henrique V estava cuidando da vida quando o insolente príncipe Luís da França mandou-lhe de presente uma caixa de bolas de tênis para lhe recordar a juventude perdida. Henrique V fica muito bravo e resolve invadir a França. O exército de Henrique V chega ao solo francês e logo as tropas se vêem ensopadas de chuva e morrendo de frio. O pior de tudo era que estavam prestes a travar a batalha de Agincourt e o inimigo era muito mais numeroso. Henrique V faz um discurso inflamado que levanta o moral das suas tropas e as leva a uma fabulosa vitória: seu exército de 13 mil homens esmaga o exército francês de 50 mil!
"Henrique V" foi baseada nas Crônicas de Holinshed, livro que conta a história da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda. Com uma imparcialidade do torcedor no estádio, Shakespeare pinta o rei da França como um perfeito idiota.

PEÇAS DE SHAKESPEARE - A TEMPESTADE

Próspero era duque de Milão, mas foi deposto e desterrado para uma ilha distante pelo irmão mau-caráter. Desde que foi largado na ilha, o velho Próspero aplicou-se em estudar e agora é um poderoso mago. Um dia, quando o irmão navegava ao largo da ilha, Próspero armou uma terrível tempestade e a fez desabar sobre o navio do mau-caráter que naufragou.
"A tempestade" foi provavelmente inspirada na vida real. Um ano antes, Shakespeare tinha lido sobre um navio chamado Sir George Somers, que naufragou perto das Bermudas. Era a época das descobertas e navegantes corajosos naufragando em lugares misteriosos pareciam estar na moda.
Há muitos filmes baseados na peça. Entre eles, Planeta proibido, de 1956, um filme de ficção científica no qual a a ilha encantada é substituída por um planeta misterioso, Altair-4. Próspero é transformado num cientista louco, o doutor Mobius, e seu escravo sobrenatural, Ariel, vira um assistente computadorizado, o robô Robby.

PEÇAS DE SHAKESPEARE - MACBETH

Voltando para casa de uma batalha, Macbeth e seu amigo Banquo encontram três bruxas que predizem que um dia Macbeth será rei da Escócia. Essa predição vira uma verdadeira ideia fixa para Macbeth, tanto que ele começa a ficar meio lelé. Sua mulher, a pérfida lady Macbeth, também levada pela ambição, atormenta tanto o marido que ele mata o rei Duncan, enquanto este dormia no castelo dos Macbeth.
Macbeth vira rei, mas as coisas logo começam a azedar. Ele descobre que vai ter de cometer mais assassinatos para ocultar seu crime. Tenta se agarrar ao trono, mas o trono ficou escorregadio, tanto era o sangue que o manchava.
Foi baseado vagamente na vida real de Macbeth, que viveu de 1005 a 1057. O Macbeth histórico de fato roubou o trono escocês, mas segundo consta reinou feliz durante quinze anos.

PEÇAS DE SHAKESPEARE - OTELO

Otelo, um general africano do exército veneziano, deixa Iago muito irritado ao promover outra pessoa no lugar dele. Iago jura se vingar. O vilão trama um plano tão simples que não tem como falhar: coloca na cabeça de Otelo a ideia de que sua esposa branca estava tendo um caso. Ela não estava, mas o ciúme envenena Otelo a tal ponto que ele acaba matando Desdêmona. Quando Otelo percebe que foi armação, se mata com a própria espada. É uma trama direta e incisiva sobre duas pessoas que se amam verdadeiramente, mas cujo relacionamento vai por água abaixo por causa da desconfiança, do ciúme, do orgulho e de uma víbora chamada Iago.
A primeira encenação de Otelo foi feita para o rei Jaime I no dia 1º de novembro de 1604, com o grande Richard Burbage no papel-título. Apesar de o personagem ser negro, Otelo sempre foi representado por atores brancos.
Quando em 1660 encarnou Desdêmona, mulher de Otelo, Margareth Hughes tornou-se a primeira mulher a ter a permissão de ser atriz na Inglaterra.

PEÇAS DE SHAKESPEARE - NOITE DE REIS

Esta peça conta as peripécias de dois pares. O primeiro par é da jovem Viola e seu irmão gêmeo Sebastian. Um acha que o outro morreu num naufrágio. O segundo par são o duque Orsino e a condessa Olívia. Viola se disfarça de rapaz e todo mundo se apaixona pelo par errado, mas tudo acaba bem.
"Noite de reis" é apreciada por causa de sua história secundária, estrelada por Malvólio. Malvólio é o criado de Olívia, um sujeito arrogante, sem senso de humor e um desmancha-prazeres de primeira. Ele tem uma ideia fixa: a de que pode namorar Olívia. Ele enche tanto a paciência dos outros personagens que estes resolvem pregar-lhe uma peça. Fingindo ser Olívia, escrevem uma carta dizendo que ela o amaria se: ele vestisse uma roupa amarela (cor que Olívia odiava), ele pusesse uma esquisita liga de meia na perna e ele aparecesse com um sorriso bem cara-de-pau. Ao vê-lo, Olívia achou que ele tinha pirado e mandou interná-lo, para a diversão de todos os outros.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PEÇAS DE SHAKESPEARE - O MERCADOR DE VENEZA

Antônio, um mercador, pediu emprestado 3 mil ducados de Shylock, que era agiota. Antônio disse que pagaria quando seus navios voltassem cheios de mercadorias. Shylock diz que se a dívida não for paga, ele, Shylock, levará em troca meio quilo da carne do devedor.
Não demora muito e chega a notícia de que todos os navios de Antônio naufragaram. O caso vai parar no tribunal e Shylock (com o facão na mão) cobra o meio quilo de carne. Antônio é defendido por Pórcia, que é a principal mulher da peça, mas está vestida de homem.
Pórcia apela para o coração de Shylock, mas descobre que ele não tem coração. Ao ver que o apelo não deu certo, ela se apega ao pé da letra do acordo. Shylock pode tirar a carne de Antônio, mas só se conseguir tirá-la sem derramar uma só gota de sangue. Como isso é impossível, Shylock é derrotado.

Pouco antes de "O Mercador de Veneza" ser apresentada pela primeira vez, o médico da rainha, que era um imigrante judeu, havia sido pego numa conspiração para envenenar Sua Majestade. Foi executado. O preconceito do público contra os judeus aumentou e pode ter influenciado Shakespeare.

PEÇAS DE SHAKESPEARE - RICARDO III

O impiedoso Ricardo, um homem cujo senso do que é certo e errado é tão deformado quanto seu corpo de corcunda, está decidido a ser rei. Vários presentes próximos se interpõem entre ele e o trono; Ricardo matou o próprio irmão, apunhalando-o primeiro e em seguida afogando-o num barril de vinho. Depois, providenciou o assassinato dos dois filhos de Eduardo VI. Ricardo acabou ficando com a coroa, mas alguns nobres descontentes se rebelaram contra ele. Termina a vida num campo de batalha, impotente, desesperado, completamente só.
Baseado em: Crônicas de Holinshead - um livro que conta a história da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda. Em Ricardo III, Shakespeare partiu da história verídica e recontou-a a seu modo, transformando-a num drama magistral. Mas é bem provável que Ricardo nunca tenha matado ninguém.
Em 1984 o ator Anthony Sher descobriu no texto uma referência a Ricardo em que é chamado de "aranha bojuda", e usou muletas e mangas compridas pendentes, para dar a a impressão de uma perversa aranha humana de tocaia no palco.

domingo, 20 de novembro de 2011

PEÇAS DE SHAKESPEARE - ROMEU E JULIETA

Duas famílias, os Montéquio e os Capuleto, se odiavam mortalmente. Um jovem Montéquio se apaixona  por  uma jovem Capuleto e dá tudo errado. Julieta não quer se casar com um homem que seus pais lhe impõe e tem a ideia de fingir a própria morte. Ela pede ao amigo Frei Lourenço para escrever a Romeu, explicando seu plano e toma uma poção para dormir, que faz a pessoa parecer morta. Romeu não recebeu a carta do Frei e pensou que Julieta tinha morrido. Ele vai ao velório de Julieta e, ao ver o corpo da amada, toma veneno e morre
 de verdade. Julieta acorda, vê Romeu morto e se mata, com uma punhalada.
Baseado em: Dois anos antes de Shakespeare nascer, o poema "A trágica história de Romeu e Julieta" era popularíssimo. Tão popular que Shakespeare aproveitou a história para a sua peça.
Houve centenas de adaptações da história de Romeu e Julieta. Em 1968, o diretor italiano Franco Zeffirelli filmou um lindo Romeu e Julieta, que ganhou dois Oscars. Em 1997, Hollywood refilmou a trágica história com Leonardo DiCaprio e Claire Danes.